7 de mai. de 2010

A Regra do Jogo (1939)

Na França, outra obra inquestionável é "A Regra do Jogo", de Jean Renoir, onde o diretor realiza um retrato realista da sociedade francesa. Uma verdadeira crítica social onde coloca a burguesia como um bando de ociosos fúteis e materialistas com fortes desvios de caráter. O roteiro de múltiplas tramas sobre a luta de classes na França revela um mar de hipocrisia entre os personagens em uma sociedade falsa.

Na história, o aviador Andre Jurieux (Roland Toutain) bate um record de vôo mas só consegue pensar em sua amada Christine (Nora Gregor), casada com o aristocrata Robert de la Cheyniest (Marcel Dalio). Por convite de um amigo, Jurieux vai à casa de campo do casal onde amigos da família passam um fim de semana. Porém, segredos e sentimentos dão vazão a acontecimentos estranhos.

Quase sempre colocado nas listas de melhores já feitos, é considerado um dos mais importantes filmes cult de arte de todos os tempos. Jean Renoir também serviu de inspiração para Chabrol, Godard e Truffault quando estes criaram a Nouvelle Vague, na virada da década de 50 para 60. Recentemente, o diretor Robert Altman se rendeu a esse roteiro e refilmou a história de uma forma disfarçada em Assassinato de Gosford Park (2001). Nessa versão, o alvo é a sociedade britânica dos anos 30.

A Regra do Jogo (La Règle du Jeu, 1939)
Direção: Jean Renoir
Roteiro: Jean Renoir e Carl Koch
Elenco: Roland Toutain, Nora Gregor, Marcel Dalio, Paulette Dubost, Jean Renoir

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

BlogBlogs

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO